Pagamentos pelo celular e Mobile Wallets cada vez mais estão utilizando verificação pela impressão como um padrão, então por que não colocar essa tecnologia em um cartão de crédito? A Mastercard aparentemente acha que vale a pena a tentativa, e construiu um cartão de crédito com um scanner de impressões digitais embutido. O cartão, mais grosso do que o normal, permite aos usuários autorizar seus pagamentos com um toque, ao invés de usar uma senha (PIN) ou assinatura.

A empresa diz que o cartão funciona com todos as maquinas que possuem leitores de chip existentes e atualmente está sendo testado na África do Sul. Em um comunicado à imprensa, o chefe de segurança da Mastercard, Ajay Bhalla, disse que o cartão ofereceria aos clientes “conveniência adicional e segurança . ”

digital mastercard pagamento com impressão digital no cartão

No entanto, a afirmação de Bhalla de que uma impressão digital “não é algo que pode ser tomada ou replicada” pode ser contestada. Como descobrimos quando os scanners de impressões digitais foram introduzidos em telefones, é possível fraudar a impressão digital de alguém e uma vez feita a fraude você tem a impressão digital para sempre. Os PIN (senhas) pelo menos possuem a vantagem de serem alterados facilmente.

Apesar deste ponto, especialistas em segurança dizem que uma impressão digital ainda pode ser melhor do que um PIN. “Com a combinação de chip e PIN, o PIN é o elemento mais fraco. Usando uma impressão digital nos livramos dele”, destacou Karsten Nohl, cientista-chefe da Berlim Security Research Labs, em entrevista à BBC News sobre o tema. “As impressões digitais nos ajudaram a evitar o uso de senhas fracas”.

Para obter um dos novos cartões, os clientes terão de visitar uma agência bancária onde a impressão digital será digitalizada e transferida para o seu cartão, parecido com o que é feito hoje por bancos como Bradesco e Itaú que possuem biometria nos caixas eletrônicos. Ele será armazenado como dados criptografados no chip EMV do cartão, e os usuários serão capazes de salvar até duas impressões.

Comentários