Por José Prado

Muitas pessoas me pedem indicações de livros sobre inovação em serviços financeiros e fintechs. Pensando nisso resolvi compilar uma lista dos principais livros que li e acredito que formam uma boa base para se aprofundar no tema.

Enquanto os sites de notícias e blogs vão mantê-lo atualizado em termos de novas empresas e notícias, os livros – que muitas vezes são resultados de extensas pesquisas e entrevistas – vão lhe dar uma visão mais ampla sobre um determinado sector, bem como ao seu desenvolvimento e tendências.

Se você estiver interessado em bitcoin, cryptocurrencies, empréstimos peer-to-peer, mobile banking, ou até mais amplamente, apenas curioso sobre o futuro do dinheiro e do setor financeiro esta lista será útil.

Nem todos os livros estão abrangendo totalmente o fintech, mas eles vão lhe dar o pensamento essencial que você precisa para fintech e digital banking.

Infelizmente, a maioria está em inglês ainda uma vez que não foram lançadas versões em português dos mesmos.

Os 10 Livros sobre Fintech e inovação em serviços financeiros:

1 – ‘Bank 3.0: Why Banking Is No Longer Somewhere You Go But Something You Do’ – Brett King

Seguindo a linha que Brett King trouxe em Bank 2.0 de 2010, um bestseller em países com EUA, Reino Unido, Alemanha, França e Japão, o futurista tecnológico australiano, palestrante e autor, voltou em 2012 com o “Bank 3.0“, um livro que abrange as últimas tendências que estão redefinindo os serviços bancários e financeiros, incluindo carteira virtuais, tecnologia de nuvem, mídia social, bem como a emergente tendência de consumo “de-banked “.
Mais especificamente, o Bank 3.0 destaca a crescente lacuna entre o comportamento do cliente e os serviços financeiros tradicionais, uma oportunidade para os concorrentes não-bancos e startups para tomar o setor.

2 – ‘Breaking Banks: The Innovators, Rogues, and Strategists Rebooting Banking’ – Brett King

Lançado em maio de 2014, ‘Breaking Banks: The Innovators, Rogues e Strategists Rebooting Banking‘ é uma coleção de entrevistas com empreendedores fintech, especialistas e disruptores de todo o mundo que estão trabalhando para redefinir finanças e bancos.

O livro apresenta histórias desses inovadores, estudos de caso e relatos sobre suas visões para futuro do dinheiro. Os tópicos cobertos incluem o Bitcoin, empréstimos peer-to-peer, mídias sociais, bem como os novos modelos de negócios bancários.

3 – ‘Digital Bank: Strategies to Launch or Become a Digital Bank’ – Chris Skinner

O livro oferece uma análise aprofundada sobre a revolução digital na banca, bem como o trabalho que têm sido feitas por titulares como o Barclays em sua transformação digital, e centra-se na análise de características de novos modelos de bancos como o FIDOR Bank na Alemanha e novas startups fintech como Metro Bank and Zopa. Chris Skinner é considerado uma das personalidades mais influentes na indústria de fintech.

4 – ‘The End of Banking: Money, Credit, and the Digital Revolution’ – Jonathan McMillan

Neste livro instigante, Jonathan McMillan disseca o setor financeiro para revelar seu funcionamento interno. Ele extrai a complexidade das finanças modernas e explica como o sistema bancário atual quase quebrou o todo sistema financeiro global.
The End of Banking mudará sua compreensão sobre o setor. Além de destacar os principais problemas do mundo financeiro, o livro também oferece soluções para avançar para um sistema financeiro mais moderno.
Jonathan McMillan é um pseudônimo usado por dois autores que desejam preservar suas identidades: um é um perito financeiro que trabalha em um banco de investimento global. O outro é um estudioso e pesquisador que possui formação em economia e relações internacionais, PhD em economia pela Universidade de Cambridge e doutorado em economia pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia, ETH Zurich.

5- A Revolução Fintech –  Susanne Chishti e Barberis Janos

O primeiro livro globalmente colaborativo sobre o tema, A Revolução FinTech (the Fintech Book, no título original) foi criado por dois proeminentes formadores de opinião da indústria FinTech e mostra uma visão global do setor detalhando as dinâmicas únicas deste novo mercado, com o objetivo de Iluminar o potencial diverso do setor e as várias maneiras que ele pode impactar outras indústrias. Além de explicar temas chaves como API, biometria comportamental, pagamentos móveis, moedas digitais e outros, o livro tras relatos de investidores e empreendedores deste mercado.

6- ‘The Power of Mobile Banking: How to Profit from the Revolution in Retail Financial Services’ – Sankar Krishnan

Escrito por Sankar Krishnan, “The Power of Mobile Banking” cobre os desafios e oportunidades relacionados ao nosso novo mundo movido por dispositivos móveis. Mais particularmente, o livro explora Mobile Banking, pagamentos móveis, e destaca as estratégias-chave para os bancos conseguirem oferecer grandes serviços que irão beneficiar os usuários.

7- ‘Bye Bye Banks?: How Retail Banks are Being Displaced, Diminished and Disintermediated by Tech Startups and What They Can Do to Survive’ – James Haycock, Shane Richmond

James Haycock e Shane Richmond explicam como as startups de tecnologia estão incomodando a indústria de serviços financeiros, ao mesmo tempo os autores fornecem estratégias-chave aos bancos tradicionais para ajudá-los a avançar na era digital.
O livro traz entrevistas com altos executivos dos maiores bancos do mundo e propõe um modelo de negócios “Beta Bank” que ajudará os bancos tradicionais a entender melhor o que os consumidores de hoje realmente querem e acelerar a transformação digital.

8- Smarter Bank: Why Money Management is More Important Than Money Movement to Banks and Credit Unions – Ron Shevlin

O ‘Smarter Bank‘ abrange tendências tecnológicas emergentes e tópicos como Big Data, engajamento e inovação, e visa especificamente bancos com o objetivo de ajudá-los a se tornarem mais rentáveis, além de ensiná-los a se beneficiarem das novas tecnologias.
O livro aborda as principais questões atuais do setor bancário, a nova dinâmica competitiva e do ambiente, a ascensão de “smartphonatics”, bem como a gestão financeira móvel e oportunidades de mobile banking.

9- Financial Inclusion at the Bottom of the Pyramid – Karl Mehta 

O livro fica em um tema que vejo como muito importante para os Brasileiros, a inclusão financeira e os desbancarizados. Os avanços nas comunicações reconfiguraram a facilidade com que interagimos com o dinheiro e estes avanços podem fornecer serviços financeiros inovadores aos desbancarizados em torno do mundo.
Com a inclusão financeira agora está realmente ao nosso alcance, o livro Financial Inclusion at the Bottom of the Pyramid propõe uma visão para um mundo melhor e um plano para alcançar esse objetivo.

10- Blockchain Revolution – Don Tapscott e Alex Tapscott

A tecnologia que, provavelmente, terá o maior impacto sobre o futuro da economia mundial chegou, e não são carros autodirigidos, energia solar ou inteligência artificial. Essa tecnologia é conhecida por Blockchain. A primeira geração da revolução digital nos trouxe a internet da informação. A segunda geração – impulsionada pela tecnologia do Blockchain – está nos trazendo a internet do valor: uma nova plataforma distribuída que pode nos ajudar a remodelar o mundo dos negócios e a transformar a velha ordem dos assuntos humanos para melhor. Link para o livro. 

Como você percebeu esta lista conta com livros sobre Fintech e inovação em serviços financeiros, mas também abordam temas muito mais abrangentes.

Em breve publicarei mais duas listas, uma focada em Blockchain e outra em livros sobre outros temas relacionados à inovação fundamentais para quem está neste setor.

O que achou da lista? Faltou algum livro que você acha essencial ou gostou muito, compartilhe com a gente escrevendo nos comentários!

Escrito por José Prado para o Conexão Fintech. Veja mais dicas como essa aqui.

Comentários