Você já deve ter ouvido falar de blockchain como a tecnologia subjacente à criptomoeda bitcoin, mas talvez não saiba que ela vai muito além de permitir o uso de moedas digitais. A tecnologia Blockchain, que em inglês significa cadeia de blocos, pode potencialmente transformar a forma como armazenamos, registramos e transferimos ativos digitais. Mais ainda, ela pode representar para a indústria financeira o que a World Wide Web significou para a indústria da informação.

Os especialistas estão otimista com a expansão dessa novidade no Brasil e startups estão se mexendo para fazer as utilidades do blockchain pegarem por aqui. Confira algumas startups financeiras que estão usando blockchain no Brasil:

Fintechs de processamento de pagamentos:

Bit.One
A Bit.One é a processadora de pagamentos, fazendo seu negócio aceitar Bitcoin e entregando soluções de transferências internacionais, utilizando a tecnologia Blockchain. Além disso, é homologada pela Cielo e processa cartões.

Outras:
Pagcoin
Pague com Bitcoin

Fintechs de exchanges

FoxBit
Fundada em Dezembro de 2014, a FoxBit é uma plataforma online que une compradores a vendedores de bitcoin, com agilidade, segurança e taxas baixas. Em apenas dois anos, movimentou R$ 250 milhões em negociações.

Mercado Bitcoin
O Mercado Bitcoin foi criado em 2011 como site para intermediação de compras e vendas de moedas digitais tendo completado em dezembro de 2015 mais de 100 mil clientes cadastrados.

ArenaBitcoin
A ArenaBitcoin tem o principio de facilitar o acesso das pessoas a compra e venda de bitcoins, liderada por especialistas em trades, operações estruturadas e tecnologia, a plataforma é estruturada e promete manter a menor taxa do mercado.

Outras:
CoinBR
BitcoinToYou

Blockchain as a service

OriginalMy
OriginalMy utiliza a tecnologia Blockchain para a assinatura de documentos e contratos, gera uma prova de autenticidade para documentos digitais e auxilia na preservação de propriedade intelectual.

Extra: Educação e Capacitação em Blockchain

Por ser um novo mercado mão de obra qualificada no tema acaba sendo um grande desafio. Por este motivo resolvemos destacar nesta lista o case da Blockchain Academy que vem fazendo um ótimo trabalho neste campo.

Blockchain Academy
Blockchain Academy é uma rede colaborativa que tem como objetivo capacitar profissionais e empresas no conhecimento das novas tecnologias Bitcoin, Blockchain e Ethereum e como isto pode mudar nossas vidas e negócios.

Confira essa e outras tendências mapeadas pelo Conexão Fintech baixando o nosso relatório exclusivo clicando aqui.

Sentiu falta de alguma startup que blockchain? Comente abaixo!

Comentários