O mercado brasileiro de seguros movimenta bilhões por ano. Para se ter uma ideia, somente em 2016 seu faturamento chegou a R$ 239,3 bilhões.

Mesmo impondo muita burocracia e oferecendo serviços ultrapassados e complicados de se entender, as companhias de seguros crescem a cada ano.

Mas toda essa dificuldade imposta está próxima de acabar. Graças às startups especializadas no mercado de seguros: as insurtechs.

Graças às insurtechs, a contratação de planos de seguro (de vida, de automóvel, de viagem, de residência, etc) está se tornando mais simples, rápida e barata. Aliás, elas foram destaque na ultima edição do relatório de tendências da Conexão Fintech: a Fintech Trends 2017.

Abaixo, listamos as principais startups que estão reinventando o mercado de seguros no Brasil.

1. Kakau

kakau seguros

A Kakau é a primeira plataforma de seguros sem franquia do Brasil. Além de ser uma solução 100% digital (contratações e cancelamentos são feitos rapidamente pelo próprio aplicativo, com a Kakau você paga o seu seguro mensalmente e cancela quando quiser.

O objetivo da Kakau é conduzir através da tecnologia, a inclusão financeira para a população brasileira que carece de conhecimento do quão importante o seguro pode ser para o seu dia a dia. A startup está utilizando inteligência artificial para, em caso de sinistro, dar suporte ao usuário através de qualquer dispositivo seja móvel ou desktop para que ele solucione seu sinistro ou até mesmo solicite algum tipo de assistência visando agilizar ao máximo o processo e entregar a melhor experiência possível ao usuário.

2. Youse

youse

A Youse é uma plataforma de vendas de seguros online da Caixa Seguradora. Os Yousers, como são chamados seus usuários, podem contratar seguros de vida, auto e residencial e personalizá-los de acordo com as suas necessidades.

A cotação, a personalização e a contratação são feitas 100% online, por meio de um computador ou dispositivo móvel. E caso precise de ajuda, o Youser pode contar com o apoio do time de atendimento da Youse, que fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

3. Minuto Seguros

minuto seguros

A Minuto Seguros é uma das maiores corretoras de seguros do país. Ela une a praticidade da internet com o atendimento humano para facilitar a forma como os consumidores contratam seguros.

A Minuto é reconhecida pelo ReclameAqui, além de ter recebido investimentos da Redpoint e.ventures, um fundo do Vale do Silício.

4. Segurize

segurize

A Segurize é uma corretora que oferece produtos e serviços por meio de uma plataforma online.

Além de reduzir a burocracia do mercado de seguros, ela gera uma renda extra para as pessoas que a indicam. Quando transformada em venda, a indicação gera uma bonificação, que pode ser convertida em prêmios ou dinheiro.

5. ThinkSeg

thinkseg

A ThinkSeg é uma plataforma de seguros mobile que integra consumidores, corretores e seguradoras. A contratação pode ser feita por dispositivos móveis, sem quaisquer papéis e dores de cabeça.

No caso do seguro auto, a ThinkSeg oferece um aplicativo que analisa o modo como o motorista dirige. Ele faz isso por meio de vários algoritmos que usam recursos avançados de telemática e de análise do comportamento.

Quem é considerado um bom motorista pelo aplicativo, ganha um desconto de até 40% no valor do seguro auto.

6. Bidu

bidu seguros

A Bidu é uma corretora de seguros online, que possui uma plataforma integrada com a de grandes seguradoras (como Allianz Seguros, Tokio Marine Seguradora e Porto Seguro) e entrega propostas de seguros em poucos segundos.

O processo de contratação é simples, prático e bastante acessível.

7. Mutual.Life

mutua life

A Mutual.Life é uma empresa que, por meio de uma plataforma online, permite que pessoas se unam e criem reservas, capazes de cobrir eventos. Essa é a chamada ajuda mútua, que é mais flexível, menos burocrática e muito mais barata que os seguros tradicionais.

Ela possibilita que pessoasque se conhecem, e que não seriam admitidas pelas seguradoras tradicionais, formem grupos, cotizem seus riscos e criem modelos de proteção que façam sentido para elas.

Considerações finais (e um convite)

Essas são as principais startups que estão revolucionando o tradicional e obsoleto mercado de seguros por meio das novas tecnologias.

Graças à elas, a contratação de seguros de forma simples e barata está se tornando uma realidade. E, em breve, a população brasileira não lembrará que um dia o mercado de seguros foi tão burocrático.

Quer conhecer essas e outras startups insurtechs? Junte-se aos principais empreendedores, investidores e profissionais que estão mudando o mercado de seguros no dia 18 de agosto no evento Insurtech Brasil.

http://insurtechbrasil.com

Comentários