Com o Blockchain ganhando cada vez mais força, resolvi seguir a linha do meu último artigo sobre livros – 10 Livros sobre Fintech e inovação em serviços financeiros – e fazer outra lista que te ajudará a entender melhor essa tecnologia usada por muitas fintechs.

O Blockchain traz à tona discussões sobre as estruturas subjacentes aos serviços financeiros. Numa primeira orelhada, pode parecer assustador para quem não é da área, mas há muitos especialistas dispostos a divulgar conhecimento sobre o que é e como o blockchain está transformando os serviços financeiros.

Para ficar a par das inúmeras e fascinantes possibilidades que o blockchain traz para o futuro das finanças, é preciso estudar a fundo. Por isso vale a pena investir nos bons livros disponíveis sobre o assunto, muitos dos quais já têm tradução para o português.

13 livros sobre como o blockchain está transformando a forma como trocamos valores:

1- Blockchain para os Negócios: Promessa, Prática e Aplicação da Nova Tecnologia da Internet – Mougayar William e Sbravatti Vivian

Os autores trazem um diagrama pioneiro para você entender o que é blockchain e para que serve. Eles mapeiam novos territórios e destrincham os elementos do blockchain que, no futuro, permitirão às pessoas trocar de valor mais facilmente, redefinir papéis, relacionamentos, confiança, poder e governança. Blockchain para os Negócios mostra como o blockchain pode trazer novos modelos e ideias de negócios e traz dicas e conselhos práticos para compreender melhor a visão do que a chegada do blockchain representa para o mundo.

2- Blockchain Revolution: Como a tecnologia por trás do bitcoin está mudando o dinheiro, os negócios e o mundo – Don Tapscott e Alex Tapscott

Don Tapscott é ótimo para explicar coisas complexas de uma maneira clara e empolgante. Em Blockchain Revolution, Don e Alex Tapscott mostram como as mudanças trazidas pela tecnologia do blockchain irá mudar a forma como fazemos negócios e muito mais. Don já fez um TED Talk para falar sobre o assunto do livro (veja aqui o vídeo), mas para se aprofundar no tema, vale a pena ler Blockchain Revolution e conhecer o mundo de oportunidades expandidas pelo blockchain.

3- Bitcoin: A Moeda na Era Digital – Fernando Ulrich

Neste livro (o único originalmente escrito em português!), o economista português Fernando Ulrich explica o funcionamento e o surgimento do Bitcoin. Para apresentar essa história, Ulrich utiliza as teorias monetárias dos economistas da escola austríaca, Carl Menger, Ludwig von Mises, F. A. Hayek e Murray Rothbard, para rebater as principais críticas contra o bitcoin e apresentando suas próprias contribuições com essas teorias.

4- A Revolução das Moedas Digitais. Bitcoins e Altcoins – Tatiana Casseb B. M. Barbosa

Neste livro, a autora responde algumas das perguntas mais comuns quando o assunto são as moedas digitais. Ela explica como as criptomoedas funcionam, se são seguras e legais, levando o leitor a conhecer melhor a revolução tecnológica pela qual estamos passando e a formar sua própria opinião sobre esse assunto controverso.

5- Blockchain Para Principiantes: Tudo o que Precisa de Saber Sobre a Tecnologia Blockchain, e Como está a Criar uma Revolução – Jimmy Cooper

Em Blockchain para Principiantes, Jimmy Cooper explica para o leitor que, apesar de terem surgido lado a lado, blockchain e bitcoin não têm quase mais nada a ver um com o outro. Ele também leva o leitor pela história do blockchain, como se pode lucrar com ele, além dos riscos e potenciais que essa tecnologia trazem para seus usuários.

6- A Quarta Revolução Industrial – Klaus Schwab

Schwab é fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial e, neste livro, ele mostra por que está convencido de que estamos no início de um período mais emocionante e desafiador. Ele descreve as mudanças e os impactos trazidos pela quarta revolução industrial, uma revolução tecnológica, destacando oportunidades e dilemas que vamos enfrentar e como o blockchain é chave para essas transformações

7- Blockchain: Ultimate Guide to Understanding Blockchain, Bitcoin, Cryptocurrencies, Smart Contracts and the Future of Money – Mark Gates

Neste guia sobre o blockchain, Mark Gates responderá perguntas básicas como “o que é o blockchain?” ou “como ele funciona?”, mas também discutirá temas mais polêmicos como os perigos e as desvantagens dessa tecnologia, como ela está inserida na indústria financeira e em outras indústrias e seus impactos para o mundo, além de apresentar perspectivas futuras para o blockchain e as criptomoedas.

8- Digital Gold: The Untold Story of Bitcoin – Nathaniel Popper

Em Digital Gold, o jornalista do New York Times conta a história brilhante e cativante sobre o blockchain. A cada passo de sua história, o Bitcoin já forneceu um dos testes mais fascinantes de como o dinheiro funciona, quem se beneficia dele e como ele deve se parecer no futuro. No livro, o autor o levará pela história do bitcoin desde sua criação por Satoshi Nakamoto até o que a criptomoeda e a tecnologia subjacente a ela, o blockchain, representam para o futuro.

9- Blockchain: Blueprint for a New Economy – Melanie Swan

Neste livro, a autora mostra a tecnologia do blockchain para além do bitcoin e dos smart contracts. Ela demonstra como o blockchain tem o potencial para ser o quinto paradigma disruptivo após os computadores mainframe, os PCs, a internet, e as redes móveis e sociais.

 

10- Mastering Bitcoin: Programming the Open Blockchain – Andreas M. Antonopoulos

Neste livro, Antonopoulos traz uma introdução à essa criptomoeda e sua tecnologia subjacente, o blockchain. O autor traz os fundamentos técnicos do bitcoin e das moedas criptografadas tanto para usuários, investidores e executivos como também para desenvolvedores e engenheiros que queiram se aprofundar no blockchain. Mastering Bitcoin apresenta detalhes da criptomoeda, novos desenvolvimentos, e um mergulho profundo nas aplicações da tecnologia do blockchain. Saiba mais.

11- VALUEWEB: How fintech firms are using bitcoin blockchain and mobile technologies to create the Internet of value – Chris Skinner

Neste livro, Chris Skinner apresenta a Valueweb (= Internet of Value), mostrando como a internet permite que as máquinas façam trocas entre si e as pessoas troquem bens de valores umas com as outras, sem custo e em tempo real. O livro também mostra como as fintechs estão criando essa internet de valores usando tecnologias do blockchain em aparelhos móveis e o que essas aplicações significam para as pessoas, as autoridades e as instituições financeiras tradicionais.

12- Cryptocurrency: How Bitcoin and Digital Money are challenging the Global Economic Order – Paul Vigna e Michael J. Casey

Neste livro, os jornalistas do Wall Street Journal, Paul Vigna e Michael J. Casey, dão uma visão geral sobre as criptomoedas e o dinheiro como um todo. É um ótimo livro para quem ainda é novo no mundo do blockchain, mas também está interessado nos conceitos de economia e finanças e de como esse mundo está sendo transformado pela tecnologia.

13- Bye Bye Banks?: How Retail Banks are Being Displaced, Diminished and Disintermediated by Tech Startups and What They Can Do to Survive – James Haycock e Shane Richmond

Neste livro, Haycock e Richmond descrevem como startups de tecnologia estão revolucionando o setor bancário e em quais áreas dessa indústria essas companhias estão mais interessadas. Os autores mostram que a jornada de mudanças já começou e muitas empresas tradicionais serão substituídas, reduzidas e deixarão de existir como intermediários, graças a por exemplo a tecnologia do blockchain. Além disso, também apresentam entrevistas com executivos seniores de grandes bancos e mostram como os bancos tradicionais podem acompanhar essa revolução tecnológica.

Como você pode ver, essa lista reúne desde livros mais densos e técnicos como outros que o deixarão mais contextualizado na história e na criação do bitcoin e da tecnologia por trás dessa moeda, o blockchain. Confira outros livros na sessão de blockchain e bitcoin da Amazon aqui.

Mais à frente, escreverei outra lista de livros sobre as inovações fundamentais que estão ocorrendo no setor financeiro.

O que achou da lista? Faltou algum livro que você acha essencial ou gostou muito? Compartilhe com a gente nos comentários!

Comentários