O Ranking Virtuous Company de Cultura Ética 2020 analisou 111 organizações no setor. Fintechs dominam as cinco primeiras posições, com o serviço de recorrência Vindi liderando a lista
Sua empresa promove uma cultura ética? Essa atitude é fundamental para alcançar satisfação no ambiente de trabalho e sucesso para o longo prazo. Deixar de implementar essa cultura pode levar a comportamentos antiéticos. Liderança abusiva, injustiça organizacional e medo de retaliação são apenas algumas das consequências.
O Ranking Virtuous Company de Cultura Ética 2020 analisou 1.871 organizações brasileiras, com base em 376.765 avaliações de funcionários postadas no portal Glassdoor entre janeiro de 2015 e dezembro de 2019.
A Virtuous Company desenvolveu uma metodologia capaz de avaliar o grau de cultura ética das empresas. O Indicador de Cultura Ética é composto por dez dimensões. Cinco delas se concentram em aspectos positivos e são qualificadoras: confiança organizacional, liderança ética, orientação para o bem comum, empatia e liberdade para falar. As outras cinco são desqualificadoras: injustiça organizacional, liderança abusiva, orientação egoísta, falta de consciência e medo de retaliação. A pontuação levou em consideração uma lista com 5.370 palavras e expressão associadas a cada dimensão.
As companhias deveriam ter ao menos 50 avaliações para entrar na avaliação. Mais de 17 segmentos foram avaliados, como agronegócio e bens de consumo. Apenas no setor financeiro, foram 111 organizações.
Veja as dez primeiras posições do Virtuous Company de Cultura Ética 2020:
1. Vindi
2. Koin
3. Creditas
4. Foxbit
5. Nubank Brasil
6. MetLife
7. DMCard
8. C6 Bank
9. JLT Group
10. Pagar.me
Pequenas Empresas & Grandes Negócios conversou com Rodrigo Dantas, fundador da Vindi. A fintech de pagamentos recorrentes atende 6 mil clientes e processou R$ 2,5 bilhões em vendas apenas no último ano. A Vindi costumava dobrar de tamanho ano a ano. A pandemia afetou as metas de crescimento da fintech. Para 2020, o plano é crescer 50% sobre 2019.
Fundada em 2013, a Vindi tem 140 funcionários. Para Dantas, o fato de as fintechs dominarem as primeiras colocações em cultura ética mostra “como o mercado tradicional de serviços financeiros deve olhar para as startups em busca das melhores práticas”. O empreendedor credita a primeira posição a três atitudes: cultura empresarial, transparência e diversidade.
A Vindi tem um código de cultura usado para decisões de contratação e de demissão. A fintech reescreve constantemente o código para refletir melhor seus funcionários, mas mantendo intactos os valores essenciais do negócio de recorrência. Alguns exemplos são atitude positiva diante de desafios; colaboração; compromisso com clientes e metas; e sede de conhecimento. “Tivemos casos de não contratar pessoas das quais todo mundo gostou, mas que não seguiam algum ponto da nossa cultura. Sempre que não fizemos isso, batemos a cara no muro.”
Na parte de transparência, a Vindi divulga métricas financeiras para toda a empresa. Os funcionários sabem quanto o negócio fatura, quanto gasta em folha de pagamentos e quanto investe em cada processo e produto. A fintech organiza uma hora de “papo reto” com os sócios uma vez por mês, para que funcionários façam perguntas.
Por fim, a Vindi coloca a diversidade como preocupação nas contratações. A fintech não criou metas específicas, mas verifica todo trimestre a quantidade de lideranças femininas, LGBTs ou negras. Dos nove sócios, três são mulheres e três são pardos. Atualmente, cerca de 41% dos funcionários são mulheres e 0,8% são não binários. 8,5% da equipe se identifica como homossexual. 22,5% dos membros se reconhecem como pardos, enquanto 10,1% se veem como pretos.
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios
Quer uma dica?
Faça parte do principal encontro da comunidade de inovação e tecnologia em crédito no dia 01 de novembro em São Paulo. Saiba mais clicando aqui ou acessando http://credtech.conexaofintech.com.br/
Aproveite o desconto de 15% para nossos leitores por tempo limitado. Use o código conexaofintech ou clique aqui e garanta sua vaga.