domingo, novembro 24, 2024
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Conheça as fintechs que estão incluindo milhares de brasileiros no sistema bancário nacional

Quem tem cartão de crédito, conta corrente e as contas em dia, talvez não imagine que existe uma multidão de pessoas que até há pouco tempo vivia sem a possibilidade de parcelar compras, transferir dinheiro ou fazer compras pela internet. Com o surgimento das fintechs de inclusão financeira, muitas pessoas em países em desenvolvimento agora estão participando do sistema bancário de uma maneira mais fácil e prática.

No Brasil, já temos exemplos de sucesso de fintechs que permitem às pessoas fazer compras pela internet usando dinheiro, ou adquirir empréstimos para quitar dívidas a taxas menos exploratórias para que elas voltem a ter um bom histórico financeiro. Além disso, há fintechs que estão ajudando pequenos empreendedores a formalizar e organizar as finanças de sua empresa e tudo isso, pelo computador ou smartphone, sem sair de casa.

Confira as fintechs de inclusão social que estão mudando a realidade de muitos brasileiros:

Banco Maré
O Banco Digital Maré atende regiões e comunidades carentes de sistema financeiro através de um aplicativo que permite aos usuários pagarem suas contas, transferirem valores entre si e comprarem no mercado local utilizando a “palafita”, moeda digital criada pela comunidade. A ferramenta possui tecnologia blockchain, que reduz o custo de transação e logística. Leia mais.

SD Bank
Fintech que propõe empoderar pessoas e empresas, através de uma plataforma de serviços financeiros flexíveis, intuitivos, seguros, de baixo custo, ágeis, e com opção de garantia de recebimento. Leia mais.

Pop Recarga
A POP Recarga é uma moeda eletrônica pré-paga que pode ser adquirida nos mesmos pontos de venda que vendem recarga para celular (+500 mil em todo o Brasil) e utilizada para compras online em qualquer loja online

fintech social
“Um banco simples, para uma vida simples” – slogan do Banco Digital Maré:

Quero Quitar
A QueroQuitar desenvolve um marketplace neutro e amigável, que funciona como uma verdadeira “mesa de negociação online” entre devedores e credores.  Trata-se de uma plataforma web voltada para a recuperação de crédito das empresas e que também visa preservar a boa relação com os consumidores. 

PicPay
PicPay é uma rede social de pagamentos que permite enviar e receber pagamentos de forma simples, rápida e segura.

beBank
A beBank é uma empresa de soluções de crédito e pagamento que foi criada para revolucionar as vendas diretas, com tecnologia para as consultoras atingirem seus objetivos financeiros com mais facilidade. A empresa busca ajudar quem está com problemas financeiros a organizar a sua vida e sair do vermelho

SmartMei
A SmartMEI ajuda microempreendedores individuais (MEIs) a ficarem em dia com todas as suas obrigações fiscais e a movimentarem dinheiro como Pessoa Jurídica. A empresa foi fundada no Vale do Silício, com o propósito de tornar a experiência de ter uma empresa no Brasil tão simples quanto baixar um app e seguir algumas instruções básicas, livrando empreendedores da dependência de contadores e bancos tradicionais.

Avante
Voltada para o microempreendedor de baixa renda, a Avante tem como missão humanizar os serviços financeiros através de produtos e serviços voltados para seu perfil e necessidades, combinados com orientação personalizada e educação financeira.

Confira essa e outras tendências mapeadas pelo Conexão Fintech baixando o nosso relatório exclusivo clicando aqui.

Acordo Certo
Plataforma de renegociação de dívida e recuperação de crédito online. O Acordo Certo tem uma abordagem que vai além do uso da tecnologia digital, pois coloca o devedor em um papel ativo no processo de renegociação das dívidas. O potencial de impacto social é significativo, já que mais de 58 milhões de pessoas têm “o nome sujo”; o que representa 39,6% de brasileiros, com idades entre 18 e 95 anos.

DimDim
Serviço de intermediação para pagamentos e cobranças entre usuários. A DimDim quer solucionar o problema do “fiado”, ao promover uma análise de crédito e meio de cobrança. A plataforma ajuda o comerciante a decidir se vende ou não a prazo, baseando-se em critérios de avaliação de outros comerciantes. Na prática, expande a rede de confiança de cada consumidor, juntando “os fiados” em uma única conta.

EasyCrédito
Marketplace de empréstimos e cartões de crédito. A EasyCrédito reúne, em um mesmo canal, diversos prestadores de serviço, ajudando o consumidor a encontrar a melhor taxa possível.

Jeitto
A Jeitto provê limites de crédito de pequenos valores e curta duração para auxiliar no fluxo de caixa das contas pessoais. A fintech foi criada para prestar serviços por meio de uma plataforma baseada em aplicativos. Representa a evolução do microcrédito tradicional ao oferecer empréstimos de até R$ 150, cobrando taxas fixas. O crédito só pode ser utilizado para o pagamento de contas de luz, água, gás e celular. O objetivo é ajudar o consumidor a “fechar o mês”, sem recorrer a alternativas que possam comprometer a saúde financeira.

Moneto
A Moneto é um sistema de apoio financeiro e cobrança para profissionais autônomos e desbancarizados. A solução é focada nas forças diretas de vendas – formada por milhões de pessoas no Brasil e composta por 77% de mulheres. Ao fornecer um sistema de gestão e cobrança, a Moneto potencializa o relacionamento das vendedoras com os clientes, além e fornecer um canal de bancarização e crédito.

 

 

Poupa Certo!
O Poupa Certo! é um sistema para controle financeiro online, oferecido gratuitamente ou por meio de assinatura de planos. O sistema controla todas as despesas e receitas, permitindo uma análise completa dos gastos para traçar melhor os objetivos financeiros. Funciona como um guia de bolso da baixa renda, trazendo insights e dicas para os usuários.

Tá Pago
A Tá Pago oferece um sistema de pagamento por celular, voltado para a população não bancarizada. A solução oferece dois serviços: uma conta pré-paga, na qual o usuário faz recargas; e o pagamento de benefícios de empresas, como vale-refeição, para os seus funcionários via conta virtual. Como resultado da menor estrutura de custos, o negócio cobra 50% menos dos comerciantes, comparado a programas similares.

ToGarantido
Essa é uma plataforma ONMI Channel para a venda e distribuição de seguros inclusivos, que possuem análise de risco de baixa complexidade. O objetivo é oferecer seguros massificados e microsseguros, a preços acessíveis, para fornecer o acesso da população de baixa renda aos serviços. Acontecimentos como falecimentos ou acidentes podem prejudicar as finanças das famílias de baixa renda por anos. A ToGarantido busca inovar nos canais de distribuição e comunicação para atingir o máximo de pessoas possível com produtos acessíveis.

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Cartão Mais Fácil
O Cartão Mais Fácil funciona como um cartão de crédito local, que retorna parte da receita para empreendimentos sociais nas comunidades. O cartão recebe uma marca específica da comunidade e desenvolve um projeto com entidades locais para doar um percentual da receita. Na prática, identifica parceiros nas comunidades e reverte 1% da receita para projetos selecionados. Ao obter e usar um cartão com branding, criado pela comunidade e para a comunidade, esse consumidor local aumenta o seu senso de pertencimento.

PoupeCompre
A PoupeCompre é uma empresa de compra programada. Dentro de um catálogo composto por diversos produtos, o cliente pode parcelar a compra mesmo sem cartão de crédito; após a sexta parcela paga, o consumidor pode receber o produto adiantado. Toda sua interface e linguagem foi construída para se comunicar com as classes CDE, que têm acesso, de forma organizada, às informações e ainda podem acessar dicas relevantes aos usuários.

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