Opção de investimento de baixo risco, criado pela Paketá Crédito, permite que empresas, gestoras de patrimônio e fundos de investimentos aportem capital próprio para emprestar dinheiro aos funcionários; rentabilidade pode ficar entre 20% e 32% ao ano
Além de obter rendimento com as operações de crédito, essa é uma forma das empresas ajudarem os colaboradores neste momento de crise, oferecendo crédito com taxas mais acessíveis. Dependendo da análise de crédito que é feita pela fintech, a taxa de juro dos empréstimos concedidos pela Paketá pode variar de 1,6% a, no máximo, 3,1% ao mês.
Chamado de consignado como serviço, esse modelo de investimento é único entre as fintechs de consignado privado no Brasil. A Paketá é responsável por toda a operação de empréstimo consignado, relacionamento com as empresas e gestão da carteira de crédito. Fica a cargo do investidor apenas fazer a alocação do investimento em empresas à sua escolha. O retorno é estimado entre 20% e 32% ao ano.
Empresa quer ajudar funcionários e familiares
A Hubert, administradora de imóveis e condomínios foi uma das primeiras empresas a aderir ao consignado como serviço. A empresa administra 600 condomínios e é responsável pela gestão da folha de pagamentos de aproximadamente 2.600 funcionários. Todos terão acesso ao benefício.
“Essa solução já era muito relevante e atraente para nossos colaboradores antes da crise causada pela Covid-19 e, agora, ganha ainda mais importância nesse momento em que muitos tiveram sua renda familiar afetada pelo isolamento social”, afirma Ligia Fonte, gerente de RH da Hubert.
O objetivo da Hubert é oferecer a melhor opção de crédito para seus colaboradores. “O consignado privado é a opção mais barata e flexível para nossos colaboradores. Com essa oferta, estamos beneficiando famílias que têm entre seus integrantes pequenos empreendedores ou trabalhadores informais que estão tendo dificuldades para ganhar dinheiro, além de pessoas que tiveram sua renda reduzida e aquelas que foram desligadas de seus trabalhos”, diz o executivo.
Investimento de baixo risco
Segundo Fabian Valverde, CEO da Paketá Crédito, investir em consignado privado é uma opção rentável e de baixo risco. “Os fundos, family offices e donos de grandes empresas, ao invés de alocar seus recursos em aplicações tradicionais, com baixo rendimento, terão a oportunidade de aplicar seu capital em uma operação de consignado onde o risco é o de não pagamento dos salários aos funcionários pela empresa do próprio investidor ou indicada por ele”, explica Valverde.
Usando a plataforma da Paketá, o Fundo de Investimentos Livre alavancou seu relacionamento com médias e grandes empresas para a originação de uma carteira relevante em operações de crédito consignado. “Achamos o modelo interessante, pois toda a plataforma já está pronta. Nós selecionamos e prospectamos empresas com as quais já temos relacionamento ou que julgamos ser interessantes para esse modelo de operação, apresentamos a solução digital da Paketá e fechamos o convênio”, diz Luiz Guilherme Moraes, fundador e gestor do fundo.
Moraes explica que a política de crédito é customizada para cada empresa conveniada, muitas vezes com envolvimento do RH, e a Paketá cuida da formalização do convênio, de todo o controle e aprovação das empresas conveniadas até a jornada dos clientes finais, que são os funcionários tomadores de crédito. Ele acrescenta que o que mais chamou atenção foi a relação risco x retorno. “É um investimento que concilia a melhor e mais barata opção de crédito para os funcionários das empresas conveniadas, com pouco risco de perdas e custos operacionais bastante baixos”, conclui.
Quer uma dica?
Faça parte do principal encontro da comunidade de inovação e tecnologia em crédito no dia 01 de novembro em São Paulo. Saiba mais clicando aqui ou acessando http://credtech.conexaofintech.com.br/
Aproveite o desconto de 15% para nossos leitores por tempo limitado. Use o código conexaofintech ou clique aqui e garanta sua vaga.