Você já deve ter ouvido falar de blockchain como a tecnologia subjacente à criptomoeda bitcoin, mas talvez não saiba que ela vai muito além de permitir o uso de moedas digitais. A tecnologia Blockchain, que em inglês significa cadeia de blocos, pode potencialmente transformar a forma como armazenamos, registramos e transferimos ativos digitais. Mais ainda, ela pode representar para a indústria financeira o que a World Wide Web significou para a indústria da informação.
Os especialistas estão otimista com a expansão dessa novidade no Brasil e startups estão se mexendo para fazer as utilidades do blockchain pegarem por aqui. Confira algumas startups financeiras que estão usando blockchain no Brasil:
Fintechs de processamento de pagamentos:
Bit.One
A Bit.One é a processadora de pagamentos, fazendo seu negócio aceitar Bitcoin e entregando soluções de transferências internacionais, utilizando a tecnologia Blockchain. Além disso, é homologada pela Cielo e processa cartões.
Outras:
– Pagcoin
– Pague com Bitcoin
Fintechs de exchanges
FoxBit
Fundada em Dezembro de 2014, a FoxBit é uma plataforma online que une compradores a vendedores de bitcoin, com agilidade, segurança e taxas baixas. Em apenas dois anos, movimentou R$ 250 milhões em negociações.
Mercado Bitcoin
O Mercado Bitcoin foi criado em 2011 como site para intermediação de compras e vendas de moedas digitais como Bitcoin, Litecoin e Bitcoin Cash. Foi formalizado como empresa em 2013 e, em novembro de 2017, completou 600.000 clientes cadastrados, tendo movimentado R$5 bilhões no ano.
ArenaBitcoin
A ArenaBitcoin tem o principio de facilitar o acesso das pessoas a compra e venda de bitcoins, liderada por especialistas em trades, operações estruturadas e tecnologia, a plataforma é estruturada e promete manter a menor taxa do mercado.
Outras:
– CoinBR
– BitcoinToYou
Blockchain as a service
OriginalMy
A OriginalMy utiliza a tecnologia Blockchain para a assinatura de documentos e contratos, gera uma prova de autenticidade para documentos digitais e auxilia na preservação de propriedade intelectual.
Extra: Educação e Capacitação em Blockchain
Por ser um novo mercado mão de obra qualificada no tema acaba sendo um grande desafio. Por este motivo resolvemos destacar nesta lista o case da Blockchain Academy que vem fazendo um ótimo trabalho neste campo.
Blockchain Academy
Blockchain Academy é uma rede colaborativa que tem como objetivo capacitar profissionais e empresas no conhecimento das novas tecnologias Bitcoin, Blockchain e Ethereum e como isto pode mudar nossas vidas e negócios.
Confira essa e outras tendências mapeadas pelo Conexão Fintech baixando o nosso relatório exclusivo clicando aqui.
Sentiu falta de alguma startup que blockchain? Comente abaixo!
Quer uma dica?
Faça parte do principal encontro da comunidade de inovação e tecnologia em crédito no dia 01 de novembro em São Paulo. Saiba mais clicando aqui ou acessando http://credtech.conexaofintech.com.br/
Aproveite o desconto de 15% para nossos leitores por tempo limitado. Use o código conexaofintech ou clique aqui e garanta sua vaga.