Em colaboração com 

Em 2008 surgiu o conceito do Bitcoin,uma moeda criptografada que circula via internetpor meio de um sistema de pagamentos baseado em código aberto.

Necessário salientar que a referida moeda não é emitida nem garantida por uma autoridade monetária, tampouco é regulada por autoridades monetárias do país.

Apesar desta situação ser considerada por muitos como obscura, estamos acompanhando um fenômeno recente no Brasil: a criação de moedas virtuais por clubes de futebol.

Este movimento iniciou-se no fim de 2018 por meio da plataforma Footcoin.club que customiza criptomoedas para o esporte.

O objetivo da referida empresa consiste em não só aproximar os torcedores aos times de coração, mas também gerar receita para os clubes brasileiros.

Basicamente o torcedor compra a moeda virtual e pode usá-la para adquirir produtos esportivos, ingressos e até mesmo realizar doações para o seu time.

Já foram criadas as moedas Galocoin, do Atlético Mineiro, e a Leãocoin, do Fortaleza, estando outros seis clubes neste mesmo caminho.

Importante dizer que a Footcoin.club ultrapassou dos 11 milhões de adeptos no país, um mercado em franca expansão!

Se não bastasse o surgimento de moedas virtuais brasileiras, um outro aspecto não se pode ignorar: o crescente número de pessoas que passaram a utilizar as criptomoedas.

Mas o ápice da popularização na utilização das moedas virtuais no dia-a-dia talvez seja atingido em breve com um cartão chamado PolisPay, da bandeira Mastercard.

Este cartão não só utilizaria criptomoedas como forma de pagamento, o que geraria a aceitação deste tipo de moeda em milhares de estabelecimento ao redor do mundo, mas também daria a possibilidade ao seu portador que realizasse saques convertidos em moeda nacional.

Especialistas já suscitam o fim das cédulas. Será?

Artigo escrito pelo time de inteligência de mercado do Fialdini Advogados. Veja outros artigos sobre regulamentação do mercado fintech aqui.

Quer uma dica?

Faça parte do principal encontro da comunidade de inovação e tecnologia em crédito no dia 01 de novembro em São Paulo. Saiba mais clicando aqui ou acessando http://credtech.conexaofintech.com.br/

Aproveite o desconto de 15% para nossos leitores por tempo limitado. Use o código conexaofintech ou clique aqui e garanta sua vaga.