Os números do e-commerce no Brasil não param de crescer. Em 2017, os pedidos de compras pela internet chegaram a 137 milhões. Mas o Brasil carrega também outro número alarmante, 3 em cada 100 transações são tentativas de fraude, e isso o coloca como o país com mais tentativas de fraude no mundo.
A Clearsale, empresa especializada em antifraude, tem como cliente 9 dos 10 maiores varejistas do país. Por sua plataforma passaram em 2017 o equivalente a 55 bilhões de reais em transações. O resultado: 1,7 bilhão reais de tentativas de fraudes evitadas.
Foi com esse panorama que Gilmar Hansen, diretor de produtos da Clearsale, iniciou sua palestra sobre Cyber Risk em Seguros no Insurtech Brasil 2018.
Com 85% das transações do e-commerce passando por sua plataforma, a empresa possui dados suficientes para criar um termômetro do perfil do consumidor, categorizar usuários e ajudar outras empresas que precisam sentir confiança para transacionar na internet.
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A solução apresentada no evento, analisa o histórico de transações digitais, dados externos, ocorrência de alguma fraude, endereços relacionados e gera um termômetro. “É possível entender por onde esse usuário que compra na internet circula, em que momento da vida ele se encontra”, disse Gilmar Hansen. “Se é um usuário comprando fraldas ou se é um usuário na balada comprando cerveja.”
Os hábitos do consumidor
Mas como tudo isso pode ajudar a resolver os desafios das insurtechs e seguradoras?
A empresa entende que é necessário melhorar o processo de precificação. Gilmar Hansen, afirma: “Existe aqui uma possibilidade de entender melhor o perfil da pessoa que está pedindo a apólice e ser mais assertivo.”
Porque fazer um questionário de 30, 40 perguntas se eu já sei os hábitos da pessoa?
Essa análise pode ser feita de forma muita mais assertiva e silenciosa, gerando menos aflições com perguntas no momento em que o cliente busca contratar uma apólice de seguro. Além disso, é possível estender isso para outras aspectos do seguro e entender até mesmo a probabilidade de sinistros.
A plataforma também consegue identificar quando acontece a chamada autofraude, ou seja, quando o comprador usa seu próprio cartão de crédito para realizar uma compra e depois aciona a operadora informando que não a fez.
Essa identificação de autofraude é útil, por exemplo, para o mapa de risco do usuário que contrata o seguro de carro. Se essa pessoa cometeu uma autofraude na internet, existe uma grande probabilidade de, ao contratar uma apólice, fazer o mesmo com o seguro. “São perfis, são hábitos que podem estar correlacionados e essa informação pode ajudar na redução da sinistralidade”, afirma Gilmar Hansen.
Diferencial competitivo
A empresa acredita que a prevenção de fraude não é apenas uma estratégia de proteção, mas também pode ser um alavancador de negócios e um diferencial competitivo, porque os dados analisados para prevenção de fraude são informações importante para o score do usuário e podem permitir que as empresas consigam melhores negócios na internet.
O case apresentado foi o da Minuto Seguros, que é também uma das grandes parceiras da empresa na construção do produto. A corretora de seguros online opera com uma ferramenta de score própria, mas que utiliza as informações oferecidas pela solução da Clearsale para avaliar o usuário no momento da realização de endossos e renovações das apólices.
A Minutos Seguros fez em média 76 mil consultas mensais em 2017, chegando a 88 mil neste ano, superando mais de 1 milhão de consultas desde o início da operação. Isso permitiu uma redução de 20% na sinistralidade da carteira de clientes de seguro automóvel.
Gilmar Hansen informou que outros players do mercado como a Youse, Suhai, Porto Seguro, Liberty e ComparaOnline já testaram o produto e estão avaliando a utilização da solução em suas operações.
Por fim, a Clearsale deixou a mensagem de que como conhecedora do mundo digital e especialista antifraude, consegue sim apoiar negócios no mercado segurador e melhorar os processos de aceitação e análise de propostas de seguros.
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